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Cartório de Registro On-line e Presencial: quais as diferenças e desafios?

Afinal, pode-se fazer em um cartório de registro digital tudo o que é realizado em um presencial?

Atualmente, além dos cartórios presenciais, já conhecidos por todos, também encontramos os cartórios on-line, nos quais se pode realizar todos os trâmites burocráticos diretamente pela Internet.

Por conta disso, muitas dúvidas surgem a respeito das possibilidades desse atendimento eletrônico. Afinal, pode-se fazer em um cartório de registro digital tudo o que é realizado em um presencial? 

A Essencial Brasil preparou um conteúdo acerca dessas e outras dúvidas, a fim de esclarecer melhor o funcionamento de ambos, bem como entender as suas distinções, vantagens e desafios.

Qual a vantagem do registro cartorário on-line?

Camila Rossi, gestora da equipe de Registros da Essencial, destaca que o registro em cartório garante a autenticidade, segurança e eficácia dos atos. Para a gerente, atualmente, a utilização de documentos digitais ou eletrônicos tem grandes vantagens, bastando que contenha uma assinatura eletrônica válida.

Para assinatura eletrônica, podem ser utilizados certificados digitais ICP-Brasil ou outras tecnologias de assinaturas eletrônicas, desde que possam ser validadas por meio de consulta ao site da empresa particular responsável.

“No registro presencial, é necessário protocolar no cartório competente a documentação física, assinada à caneta e, em alguns casos, com o devido reconhecimento de firma. Depois, é preciso aguardar a análise pelo cartório, que poderá ser mais morosa devido à logística do processo físico nas tratativas internas do órgão”, explica Camila.

Quais os principais empecilhos do registro eletrônico e do presencial?

Algumas regiões do Brasil e cidades mais afastadas e menores ainda não possuem a possibilidade do registro digital, porém todos os serviços disponíveis de forma presencial são disponibilizados também no formato digital para os cartórios que já possuem integração nas plataformas.

Segundo Camila, o registro físico também pode ser mais custoso, pois requer o deslocamento de uma pessoa até o cartório competente para realização do protocolo de solicitação, bem como requer a retirada do título de forma presencial ao final do processo. “Isso pode ocasionar despesas extras com deslocamento ou contratação de correspondentes locais a depender do local”, acrescenta a gestora.

No caso do registro digital, o protocolo pode ser realizado de forma mais simples através das plataformas de registros digitais, onde são encaminhados de forma imediata os documentos para análise do cartório. Assim, a disponibilização das custas ou emolumentos é informada de forma on-line e os arquivos dos documentos registrados são anexados na própria plataforma. “Ganha-se grande economia de tempo e agilidade”, evidencia.

Como a Essencial pode ajudar nesse processo?

Com os serviços da Essencial Brasil, é possível alcançar maior agilidade e segurança no momento de utilizar os serviços de registro digital ou físico, pois contamos com convênios com as principais plataformas eletrônicas, além de parcerias com cartórios mais recorrentes que promovem a conclusão em menor tempo possível.

Quanto aos registros físicos, possuímos correspondentes e advogados em todo o Brasil que nos auxiliam de forma imediata e célere nos processos presenciais junto aos cartórios.

Quer saber mais sobre esse serviço? Leia também este conteúdo, clicando aqui.